Você está aqui: Página Inicial / B. I. / Notic / Educação de Jovens e Adultos

Educação de Jovens e Adultos

por al publicado 15/04/2016 13h31, última modificação 15/04/2016 13h31
Saiba como obter a certificação do ensino fundamental e médio através da EJA.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que trabalha com o mesmo conteúdo e pretende desenvolver as mesmas competências do ensino fundamental (1º a 8º ano) e médio (antigo colegial), só que voltada para pessoas adultas, com uma metodologia de ensino diferente da dirigida às crianças e adolescentes. Antigamente a EJA era chamada de supletivo, daí porque muitas pessoas ainda utilizam esse termo ao se referirem a essa modalidade de ensino.

As secretarias de educação estaduais e municipais, mantém em geral, dois tipos de oferta de EJA: a presencial, em que a pessoa vai até uma escola e frequenta as aulas, geralmente no período noturno, e a distância (EaD), em que a pessoa estuda pela internet ou com apostilas e livros didáticos fornecidos pela instituição.

A pessoa que tem mais que 15 anos e não concluiu o ensino fundamental ou possui mais que 18 anos e não finalizou o ensino médio, pode se inscrever em um dos programas de EJA em todo o país.

Certificação - exame supletivo e Encceja: Até alguns anos atrás, a certificação dos alunos da EJA era chamada de exame supletivo, nome que pode vigorar ainda em algumas regiões do Brasil. A prova avalia as competências dos estudantes da EJA para a obtenção do certificado de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio. Pessoas que estudaram por conta própria ou por programas, mas não estão ligadas a nenhum programa de EJA também podem se inscrever nesses exames para pleitear o certificado.

Ensino Fundamental: A certificação do ensino fundamental pode ser feita por meio de provas realizadas pelas secretarias municipais ou estaduais de educação. Nesse caso, o estudante deve se informar em seu município sobre as datas e documentos necessários para a inscrição, bem como sobre o dia e local do exame.

Outra possibilidade para obter o documento que atesta a conclusão do ensino fundamental é participar do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Esse exame é realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A inscrição é gratuita e a pessoa precisa ter pelo menos 15 anos completos até a data da prova para realizar o exame. São avaliados os conhecimentos de língua portuguesa (a prova inclui uma proposta de redação), língua estrangeira moderna, artes, educação física, matemática, história, geografia e ciências naturais.

Ensino Médio: Tal qual para o ensino fundamental, a certificação do ensino médio também pode se dar pelas provas realizadas pelas secretarias municipais ou estaduais de educação.

Já a certificação por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será substituída por um novo exame que será criado pelo Ministério da Educação, que deverá ocorrer duas vezes por ano. Os detalhes da nova avaliação ainda serão anunciados pelo Inep.

Os brasileiros que residem no exterior podem recorrer ao Encceja para obter, além da certificação do ensino fundamental, a certificação do ensino médio. A prova é aplicada em alguns países onde o Brasil possui representação diplomática.

Fonte: Empresa Brasil de Comunicação - http://www.ebc.com.br