Você está aqui: Página Inicial / B Imag. / Notic / Campanha de Vacinação

Campanha de Vacinação

por adm — publicado 06/05/2015 12h35, última modificação 06/05/2015 12h35
A vacinação contra a gripe teve início dia 04/05 e vai até o dia 22/05 em todo o país.

A chegada do inverno acende um sinal de alerta para doenças respiratórias, como a gripe. Pensando nisso, o Ministério da Saúde lançou dia 30/04/2015 a Campanha de Vacinação contra a Gripe para 2015. A ação, que tem início no dia 04 de maio, disponibilizará 54 milhões de doses para a imunização de 49,7 milhões de brasileiros que fazem parte do grupo prioritário por ter maior risco de complicações por conta da doença. A meta é garantir a vacinação de 80% do público-alvo, 39,7 milhões de pessoas, até o fim da campanha, em 22 de maio.

Devem ser imunizadas crianças com mais de 06 meses e menores de 05 anos, pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), presos e funcionários do sistema prisional. É importante levar aos postos de saúde o cartão de vacinação e um documento de identificação.

Também serão vacinadas pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com condições clínicas especiais. Neste caso é preciso levar também uma prescrição médica especificando o motivo da indicação da dose.

Pacientes que participam de programas de controle de doenças crônicas no Sistema Único de Saúde devem ir aos postos onde estão cadastrados para receber a dose, sem necessidade da prescrição médica.

O Ministério da Saúde destaca que a vacina é segura e consiste em uma das medidas mais eficazes de prevenção a complicações e casos graves de gripe. Segundo a pasta, estudos demonstram que a imunização pode reduzir entre 32% e 45% o número de pessoas que recorrem aos hospitais por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações decorrentes da influenza.

Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, o governo ressaltou que é fundamental realizar a imunização no período da campanha para garantir a proteção antes do início do inverno.

Mais informações e dados no link: http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2015/abril/30/apresentacao-300415.pdf

Fontes: Agência Brasil - http://agenciabrasil.ebc.com.br / Ministério da Saúde - http://portalsaude.saude.gov.br

Transparência.png

Acesso à Informação.jpg

e-SIC.png

SIC Físico-1.jpg

Mídias Sociais

rs-Face-2 (1).jpg       rs-Youtube.png       rs-twiter-2.jpg       rs-Google +.png

Localização do Município

Localização da Câmara